Início    Blog    Projetos    Correções    Equipe    Dúvidas    Doações    Sobre    Discord    Twitter    AniDB    Info Anime

CRC32: Para que isso serve?

Neofox

388 visualizações

O CRC32 (CRC é a abreviação em inglês de "Cyclic Redundancy Check") é um algoritmo utilizado para verificar a integridade de arquivos digitais. Através de softwares especializados, é possível verificar e comparar a integridade dos dados de um arquivo fonte e as suas cópias, através de uma sequência (conhecida como "hash" ou "checksum") de oito caracteres alfanuméricos gerados ao fim da análise do arquivo pelo algoritmo. Uma cópia será idêntica ao arquivo original somente se sua sequência CRC32 for idêntica a sequência CRC32 do arquivo original. Sequencias diferentes apontam que possíveis erros que ocorreram durante a cópia dos dados.

Há outros algoritmos com esta mesma finalidade, mas o CRC32 é atualmente o mais utilizado pelos fansubbers. Aqui no projeto, disponibilizamos arquivos de mídia com a sua sequência CRC32 no final de seu título, antes da extensão do arquivo, como destacado em vermelho abaixo:

[IP]_K-ON!_-_01_[BD][1080p][H.264][8-bit][FLAC][PT-BR][126F3BFD].mkv

Há diversos programas e aplicativos gratuitos para verificação de hashs CRC32. Recomendamos abaixo os seguintes aplicativos:

  • Microsoft Windows: AS-CRC32 (download)
  • Sistemas baseados em Linux: no terminal, utilize o comando crc32 seguido do caminho, nome e extensão do arquivo a ser verificado. Caso o utilitário não esteja disponível, consulte este link para obter o pacote de acordo com o seu sistema.
  • macOS: no terminal, utilize o comando crc32 seguido do caminho, nome e extensão do arquivo a ser verificado.
  • Android: Hash Checker (download)


 

Comentários